WhatsApp Image 2020-06-17 at 12.21.13.jp
Caminhos de Barro - 20 Anos

Fundado no ano de 2000, nosso projeto este ano completa seu vigésimo aniversário e nada mais justo do que compartilhar com todos a NOSSA HISTÓRIA. Aqui vocês poderão conhecer um pouco mais da nossa família e além disso se sentir parte dela. 

Um projeto que com muito amor e empenho se tornou uma marca de artesanato com peças únicas e participou da vida e história de muitos.  

Compartilharemos depoimentos de artesãos, clientes, alunos, professores, colaboradores e amigos que fizeram o Caminhos de Barro se tornar um projeto tão magnífico.

Acompanhe aqui os caminhos da nossa história

Lançamento do Livro "Caminhos de Barro - Nossa História

Campos dos Goytacazes – RJ UENF/EdUENF 2020

Autores: Jonas Alexandre, Idamara Rizzo, Fernanda Garcia 

Link do PDF completo: 

Introdução: A cerâmica é o material artificial mais antigo produzido pelo homem. Do grego “kéramos” (“terra queimada” ou “argila queimada”), é um material de grande resistência, frequentemente encontrado em escavações arqueológicas.  Quando saiu das cavernas e se tornou um agricultor, o homem encontrou a necessidade de buscar abrigo, mas também notou que precisariam de vasilhas para armazenar água, alimentos colhidos e sementes para a próxima safra. Tais vasilhas deveriam ser resistentes, impermeáveis e de fácil fabricação. Essas facilidades foram encontradas na argila, deixando pistas sobre civilizações e culturas que existiram milhares de anos antes da Era Cristã. A cerâmica é uma atividade de produção de artefato a partir da argila, que se torna muito plástica e fácil de moldar quando umedecida. Depois de submetida à secagem para retirar a maior parte da água, a peça moldada é exposta a altas temperaturas (ao redor de 1.000º C), que lhe atribuem rigidez e resistência mediante a fusão de certos componentes da massa, em alguns casos, fixando os esmaltes na superfície. Essas propriedades permitiram que a cerâmica fosse utilizada na construção de casas, vasilhames para uso doméstico e armazenamento de alimentos, vinhos, óleos, perfumes, na construção de urnas funerárias e até como superfície para escrita. A cerâmica pode ser uma atividade artística (em que são produzidos artefatos com valor estético) ou uma atividade industrial (em que são produzidos artefatos para uso na construção civil e na engenharia).
Levando em conta o fato de que a cerâmica pode ser usada para diversos fins e aproveitando a grande abundância do barro na região de Campos dos Goytacazes, professores e pesquisadores da UENF (Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro) decidiram aproveitar esse material. Desde o ano 2000, são desenvolvidos trabalhos com cerâmica na universidade através de um projeto chamado “Caminhos de Barro”. Esse projeto, desenvolvido pelo CCH (Centro de Ciências Humanas) e pelo CCT (Centro de Ciência e Tecnologia), inicialmente tinha como objetivo criar trabalho para as mulheres e crianças pouco favorecidas do distrito de São Sebastião, onde se encontram várias olarias, além de promover o desenvolvimento sustentável do polo cerâmico de Campos dos Goytacazes.
Ao longo do tempo o projeto foi se aprimorando e hoje, oferece cursos e gera renda para muitas pessoas. O “Caminhos de Barro” já conta com uma oficina localizada na UENF e sete satélites localizados em escolas em toda a extensão da cidade de Campos dos Goytacazes onde as pessoas podem aprender a arte cerâmica e utilizá-la como fonte de renda e terapia em suas vidas. É possível entender que um material que é utilizado desde os primórdios da civilização consegue ser devidamente importante ainda hoje na vida das pessoas. A cerâmica é um material rico, que mesmo com a utilização de novos materiais, nunca perdeu o seu espaço no mercado.

Depoimentos

Artesã Ídala.

Professor e Pró Reitor de Extensão, Olnei - UENF.

Artesã Vera.

Arquiteta Lu Santana.

Assistente Social APOE.

Professor Doutor e Coordenador do Projeto, Jonas Alexandre - UENF.

Professora Márcia - UENF.

Artesã Quésia.

Artesã Neliana.

Artesã Zani.

Alunos APOE.

Psicopedagoga do Asilo do Carmo, Eristéia Justino.

Arquiteta Luiza Neto.
 

Patrocinadores
Apoios
Parceiros
Contate-nos para vendas e encomendas ou dúvidas e sugestões!

Tel:  (22) 99748-6583 ou (22) 99893-1132  |  Email: caminhosdebarro@hotmail.com

ONDE NOS ENCONTRAR

CAMPOS DOS GOYTACAZES

Av. Alberto Lamego, 2000 - Parque California - RJ