DN2-57.jpg

Quem Somos

"DECORAR COM AS NOSSAS PRÓPRIAS MÃOS É DECORAR COM O CORAÇÃO."

O projeto “Caminhos de Barro” fundado em 2000,  foi idealizado com objetivo de criar um espaço alternativo e privilegiado para a formação artística, cultural e técnica da comunidade local, visando a construção de um espaço educativo para alavancar o processo de desenvolvimento social e econômico do Polo Cerâmico da região, fomentado pelo governo do Estado do Rio de Janeiro.

DN2-146.jpg

      A “Escola Sede” amplia o Projeto disseminando a arte cerâmica, atingindo um público mais abrangente, envolvendo além das comunidades, municípios vizinhos, instituições de apoio e amparo a jovens e crianças carentes, especiais, deficientes visuais, idosos e escolas públicas com a capacitação de professores de artes e assessoria para implantação de novas oficinas.

      O projeto caminhos de barro, está estruturado com uma escola sede (núcleo) que funciona na UENF e é parceiro de instituições de ensino e assistenciais denominadas de satélites, onde atuam artesãos disseminadores da arte cerâmica. Com subsídio da PROEX/UENF, sob a coordenação do Prof. Jonas Alexandre, formamos uma equipe multidisciplinar, composta por voluntários, artesãos e técnicos bolsistas de Extensão e Universidade Aberta.

DN2-126.jpg
UENF-16.jpg

Graduado em Engenharia Civil (1985), mestrado em Ciências de Engenharia (1997) e doutorado em Ciências de Engenharia (2000). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, bolsista do Programa Cientista do Nosso Estado (FAPERJ), bolsista de Produtividade em Pesquisa (CNPq) desde 2006, Coordenador de Graduação do Laboratório de Engenharia Civil/CCT/UENF e Coordenador do projeto de extensão "Caminhos de Barro", desde 2007. Tem experiência na área de Engenharia Civil e de Materiais, com ênfase em Materiais Cerâmicos.

D.Sc. Jonas Alexandre

Livro

"Caminhos de Barro -Nossa História"

Campos dos Goytacazes – RJ UENF/EdUENF 2020

Autores: Jonas Alexandre, Idamara Rizzo, Fernanda Garcia 

Link do PDF completo: 

Introdução: A cerâmica é o material artificial mais antigo produzido pelo homem. Do grego “kéramos” (“terra queimada” ou “argila queimada”), é um material de grande resistência, frequentemente encontrado em escavações arqueológicas.  Quando saiu das cavernas e se tornou um agricultor, o homem encontrou a necessidade de buscar abrigo, mas também notou que precisariam de vasilhas para armazenar água, alimentos colhidos e sementes para a próxima safra. Tais vasilhas deveriam ser resistentes, impermeáveis e de fácil fabricação. Essas facilidades foram encontradas na argila, deixando pistas sobre civilizações e culturas que existiram milhares de anos antes da Era Cristã. A cerâmica é uma atividade de produção de artefato a partir da argila, que se torna muito plástica e fácil de moldar quando umedecida (...)

DEPOIMENTOS

NOSSO PROJETO POSSUI 20 ANOS DE MEMÓRIAS. E NADA MAIS JUSTO QUE USAR DEPOIMENTOS DE PESSOAS QUE FAZEM PARTE DA NOSSA HISTÓRIA. AQUI VOCÊS PODERÃO CONHECER UM POUCO MAIS DA NOSSA FAMÍLIA E ALÉM DISSO SE SENTIR PARTE DELA. 

Artesã Ídala.

Artesã Vera.

Assistente Social APOE.

Professora Márcia - UENF.

Artesã Neliana.

Alunos APOE.

Professor e Pró Reitor de Extensão, Olnei - UENF.

Arquiteta Lu Santana.

Professor Doutor e Coordenador do Projeto, Jonas Alexandre - UENF.

Artesã Quésia.

Artesã Zani.

Psicopedagoga do Asilo do Carmo, Eristéia Justino.

Arquiteta Luiza Neto.
 

CONHEÇA O SITE DA NOSSA UNIVERSIDADE

Centro-de-convenções-outono-entardecer-0

WhatsApp: +55 (22) 9 9748 6583

Siga-nos em nossas redes:

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram

© 2021 Todos os direitos reservados à Caminhos de Barro